Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

solar térmico    
  Imagens
A Energia Solar Térmica consiste no aproveitamento da radiação solar para produção de águas quentes. A radiação solar é convertida em calor útil no interior dos colectores solares térmicos. Interligado aos colectores, teremos um acumulador de água para onde será transferida a energia captada.

Ao armazenar esta energia em forma de água quente, poderá utilizá-la posteriormente sempre que necessitar em casa ou na empresa, para produção de água quente sanitária, apoio a sistemas de aquecimento central de baixa temperatura ou aquecimento de piscinas.

Para conseguir a melhor rentabilidade, a captação da energia solar deverá ser feita por colectores solares térmicos certificados e correctamente instalados.

A energia solar pode ser complementada com outras energias, mesmo convencionais, para evitar, em alguns casos, a necessidade de grandes e dispendiosos sistemas de acumulação e captação.

Em cada habitação, os custos com o consumo de energia para produzir água quente sanitária poderá representar mais de 30% da factura energética. A partir do momento em que instalar em sua casa um sistema solar térmico começará a poupar energia, produzindo água quente gratuita, e os seus custos energéticos reduzirão mais de 50%.

Será uma boa decisão para poupar dinheiro, reduzindo a sua factura energética mensal.
APLICABILIDADE
O calor recolhido nos colectores solares térmicos pode destinar-se a satisfazer numerosas necessidades.
As aplicações principais são:
:: Produção de água quente sanitária para o consumo doméstico ou industrial;
:: Aquecimento central de pavimento radiante da nossa habitação, hotéis, colégios, fábricas e instalações desportivas;
:: Aquecimento de água de piscinas particulares ou desportivas;
:: Produção de refrigeração para climatização de espaços interiores.

As opções de aplicação indicadas poderão instalar-se conjuntamente ou em sistemas separados.

A instalação dos colectores solares térmicos poderá ser feita em telhado inclinado ou cobertura plana. A orientação a respeitar deverá ser o mais possível a Sul com uma inclinação que para Portugal poderá variar entre os 30º e os 40º em relação a um ponto horizontal.

Para produção de águas quentes sanitárias, as características de instalação standard compreende 1m2 por pessoa com um consumo individual de 50 a 70 litros de água quente no acumulador a uma temperatura de consumo de 45ºC.

Os componentes principais de um sistema solar térmico são: colector solar térmico, acumulador para água quente sanitária com permutador de calor interno ou externo, estação e regulador solar, acessórios de segurança, tubagens em cobre, isolamento solar e fluído de transferência térmica.
VANTAGENS
:: A energia solar térmica é a mais rentável das energias renováveis, analisando a sua relação custo-benefício;
:: Por cada colector solar instalado, estamos a deixar de emitir para a atmosfera cerca de 1 tonelada de CO2, contribuindo para a redução do efeito de estufa;
:: Redução superior a 50% nos seus custos energéticos;
:: Rentabilidade anual superior a 80% na produção de águas quentes sanitárias. Durante os meses de Maio a Setembro o sistema solar térmico poderá fornecer energia suficiente para cobrir a totalidade das necesidades de aquecimento de águas quentes sanitárias;
:: O aproveitamento energético até 50% para apoio ao aquecimento central por sistemas de baixa temperatura;
:: Possibilidade de aquecimento da água das piscinas, sendo um sistema rentabilizado num curto espaço de tempo;
:: Aumento do valor da sua habitação;
:: Obtenção de benefícios fiscais, de dedução no IRS, de 30% até 796,00€ (para o ano fiscal de 2009) e com a melhor classificação energética da sua habitação;
:: Para além das vantagens económicas, com o simples facto de instalar um sistema solar térmico em sua casa transmitirá um sinal de responsabilidade social elevada, consciência e intervenção activa na preservação do Meio Ambiente;
:: As nossas instalações solares térmicas têm um funcionamento silencioso, com um tempo de vida útil superior a 20 anos;
:: Os custos de manutenção são extremamente reduzidos com disponibilidade de constante de energia;
:: Independência das decisões políticas e económicas no que diz respeito às constantes flutuações dos preços dos combustíveis fósseis (petróleo e gás);
:: Possibilidade de integração com sistema térmico já existente;
:: No que diz respeito à política energética global, cada instalação solar efectuada irá contribuir para evitar futuros conflitos civilizacionais sobre a disputa dos recursos energéticos. Pois será gradualmente fomentada uma política energética global de utilização em massa dos recursos energéticos naturais, substituindo gradualmente os combustíveis fósseis.
FAQ's
Tem alguma dúvida que pretende ver esclarecida?

Consulte-nos pelo nosso endereço electrónico geral@abw.pt ou pelos nossos contactos telefónicos.

Temos uma equipa disponível para o/a atender.