Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

PAVIMENTO RADIANTE    
  Imagens
O aquecimento por pavimento radiante é o sistema de aquecimento que melhor se ajusta ao perfil óptimo de temperaturas do corpo humano. Pelo facto do emissor térmico ser todo o pavimento da área aquecida, traduz-se numa percepção de maior conforto, obtendo um calor uniforme, e quase natural, em toda a superfície aquecida.

Segundo o método tradicional de aplicação, os tubos de polietileno reticulado com barreira anti-difusão de oxigénio envolvem-se numa camada de argamassa. Esta camada, situada sobre os tubos e sob o pavimento, absorve a energia térmica dissipada pelos tubos, transfere-a para o pavimento que por sua vez, emite a energia para o espaço a aquecer através de radiação e em menor grau que a convecção natural.

Os circuitos emissores partem dos colectores de alimentação e retorno. A partir daí, os circuitos equilibram-se hidraulicamente e, através de cabeças electrotérmicas, o caudal é regulado e impulsionado em função das necessidades térmicas de cada local.

A regulação dos sistemas de aquecimento por pavimento radiante permite enviar água à temperatura desejada e controlar de forma independente a temperatura ambiente de cada compartimento a aquecer.

O aquecimento por pavimento radiante concentra o calor onde é perceptível para o utilizador, aproximando-se da curva ideal térmica. É de salientar também a diminuição de perdas de calor na caldeira e na rede de alimentação devido à baixa temperatura da água de impulsão e retorno. A poupança energética é bastante significativa, sendo superior a 30% face ao aquecimento por radiadores.
APLICABILIDADE
Permite uma combinação perfeita com os sistemas solares, caldeiras de baixa temperatura e condensação, caldeiras de Biomassa, bombas de calor Ar/Água e Geotérmicas.

Em complemento aos sistemas de energias renováveis é o sistema de aquecimento que mais recomendamos para todos os espaços de habitações, igrejas, pavilhões desportivos e instalações industriais.
VANTAGENS
:: Confortável: Não se vê, somente se sente o seu conforto. Não necessita de elementos salientes no ambiente a aquecer como os radiadores, não condicionando a decoração e deixando mais espaço para os móveis e livre passagem;
:: Económico: é uma das vantagens mais evidentes, conseguindo poupanças energéticas na ordem dos 20-30% em relação aos sistemas tradicionais. Em grandes locais, a poupança poderá chegar aos 50%, chegando mesmo a 75% de poupança quando associado a sistemas de energias renováveis;
:: Seguro para as crianças e idosos: as crianças e idosos podem com segurança ter contacto prolongado com o chão aquecido porque a temperatura de contacto é extremamente suave. Por outro lado, a inexistência de radiadores evita queimaduras e pancadas indesejáveis;
:: Saudável: Devido ao seu funcionamento a baixa temperatura não se formam correntes de ar quente que secam o ar e as mucosas nasais, evitando também o movimento de poeiras e microorganismos (ácaros). Por isso, está especialmente indicado para hospitais, centros de saúde, lares e infantários;
:: Manutenção: a instalação de aquecimento por piso radiante não requer qualquer manutenção após a sua finalização;
:: Integrável: o sistema de piso radiante permite instalar qualquer tipo de chão final, desde cerâmica ou mármore, de madeira pregada a qualquer outro tipo de acabamento;
:: Defesa das plantas e artigos delicados: este é o tipo de aquecimento que menos prejudica as plantas de interior. Devido à temperatura uniforme, ausência de formação de condensação e de poeiras os artigos de decoração delicados (por exemplo, quadros e móveis antigos) e máquinas de tecnologia sensível não sofrerão qualquer dano com a acção do aquecimento central;
:: Protecção do Meio Ambiente: pelo facto da temperatura máxima da água atingir somente os 30-40°C, permite integrar o sistema de pavimento radiante com energias renováveis, como por exemplo, os sistemas solares térmicos.

É o sistema de aquecimento mais limpo, silencioso, saudável e confortável que existe. Por isso é o único aconselhado pela O. M. S. (Organização Mundial de Saúde).
FAQ's
Tem alguma dúvida que pretende ver esclarecida?

Consulte-nos pelo nosso endereço electrónico geral@abw.pt ou pelos nossos contactos telefónicos.

Temos uma equipa disponível para o/a atender.