Content on this page requires a newer version of Adobe Flash Player.

Get Adobe Flash player

EÓLICA    
  Imagens
A interacção da energia solar com os oceanos e a atmosfera produz os ventos, e estes, durante séculos, fizeram mover as hélices dos moinhos espalhados um pouco por todo o mundo.

A energia eólica não é mais do que o aproveitamento da energia cinética dos ventos movida sobre hélices aerodinâmicas montadas em torres eólicas, interligadas a um gerador, convertendo-a em energia eléctrica para uso local ou para distribuição à Rede Eléctrica Pública (REP).

A sua instalação poderá ser em parques eólicos, para produção eléctrica em larga escala, ou em torres individuais, para alimentação local.

Actualmente, o aproveitamento da energia eólica para produção de energia eléctrica é um dos objectivos da ractificação do Tratado de Quioto, tendo como linha de promoção o programa nacional para a divulgação das múltiplas vantagens do investimento na produção de energia eléctrica através de sistemas eólicos.

Através de programas de incentivos governamentais, estão abertas as portas para que cada consumidor de electricidade (baixa tensão) se torne produtor de energia eléctrica e crie, assim, o seu próprio negócio de venda de energia eléctrica através de torres eólicas. Mais conhecido por Microgeração, este plano de acção foi criado com o objectivo de uma tomada de consciência individual sobre a necessidade de defesa dos recursos naturais e eficiência energética, com rentabilização directa do valor investido.

Consulte-nos, que certamente encontraremos a solução mais adequada para o seu caso.

Produza a sua própria energia eléctrica!
APLICABILIDADE
Um sistema de produção eléctrica autónomo baseado na transformação eólica da energia dos ventos é formado por equipamentos que permitem produzir, regular, acumular, transformar e quantificar a energia eléctrica.

O seus componentes principais são: aerogeradores, regulador, baterias, inversor e sistemas de protecção.

O sistemas eólicos ligados directamente à REP, poderão prescindir de alguns componentes, tais como, as baterias de acumulação.

O aproveitamento da energia dos ventos para produzir electricidade é conseguido em diversas formas:
:: Autónomas: Electrificação de habitações isoladas. Este tipo de instalações requer um controlador para regular o fluxo da corrente eléctrica, uma bateria para armazenar a energia eléctrica e um inversor para transformar a corrente contínua em corrente alterna;
:: Ligadas à REP: Neste caso, não se utiliza nenhum tipo de armazenamento. A energia produzida irá directamente do sistema eólico até à REP, passando previamente pelo inversor.
VANTAGENS
:: Aproveitamento directo da energia gratuita dos ventos para produção eléctrica;
:: Redução da taxa de dependência dos combustíveis fósseis, reforçando o plano de prevenção global necessário para a protecção do Meio Ambiente e preservação da qualidade de vida de todos;
:: Benefícios fiscais;
:: Possibilidade de criação do seu próprio negócio de venda de energia eléctrica, segundo o Decreto-Lei Nº 363/2007;
:: Possibilidade de amortização do investimento realizado na instalação em menos de oito anos;
:: Produção eléctrica assegurada para mais de 25 anos de vida útil da instalação;
:: Alta fiabilidade dos equipamentos e baixos custos de manutenção.
FAQ's
Tem alguma dúvida que pretende ver esclarecida?

Consulte-nos pelo nosso endereço electrónico geral@abw.pt ou pelos nossos contactos telefónicos.

Temos uma equipa disponível para o/a atender.